quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ORIENTAÇÕES PARA A PRÓXIMA SEMANA- TURMA MATUTINO

Olá pessoal do matutino!

Temos alguns encaminhamentos para a próxima semana.
Conforme divulgado por nós, estaremos participando do EPENN, que será realizado este ano em Manaus-AM. É um evento muito importante para a socialização/divulgação das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação.
Estarei apresentando o trabalho intitulado: 
O LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ADOTADO EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – AL E OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL BRASILEIRA.
Sendo assim, vocês deverão realizar a leitura do texto O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL:UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO de Sandra Carbello Cassol e Marta L. Croce e tecer comentários no espaço do meu blog sobre a  compreensão que vocês adquiriram sobre estágio como pesquisa e a importância da pesquisa no estágio, como também ; realizar o estudo do ROTEIRO DE CARACTERIZAÇÃO.
Não se esqueçam de fazer os blogs, pois a produção deles é a primeira atividade da disciplina Projetos Integradores 5.
Aguardo vocês nesse espaço!

Profª Karla de Oliveira

9 comentários:

  1. Muito legal o seu blog, Karla! vamos trabalhar muito e o melhor, com prazer!! Visita o meu blog...tem novidades nos itens do menu: "navegar é preciso"e "estante de materiais".

    http://estagioemgestaoescolar.blogspot.com/

    Abraços e boa viagem!!

    ResponderExcluir
  2. Um dos pontos mais interessantes do texo: O estágio em gestão educacional:uma experiência de ensino com pesquisa na formação do pedagogo, foi a proposta de Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, onde o objetivo era o de construir a identidade do Pedagogo como um profissional inovador, capaz de analisar, compreender e lidar com as mudanças sociais e suas implicações no sistema educacional.
    Essa ideia de utilizar uma metodologia inovadora, que associe teoria e prática e que traga um novo olhar sobre as formas mais conservadoras de garantir o ensino aprendizagem, não é fácil.
    O que os textos de Garrido e Carbello trazem são esses questionamentos, se é possível fazer essa relação e as mesmas afirmam e mostram que sim.
    Tem que ter muito pulso e muita vontade de querer fazer e de inovar, o que só depende de nós, já que o texto da própria Diretrizes do curso nos permite isso.

    Aluna: Taylanne Késsia.

    ResponderExcluir
  3. Como taylanne citou acima,realmente não é facil associar o ensino aprendizagem com a teoria e a prática de forma inovadora no âmbito educacional,porém para mim isso não é impossivél,pois acredito que o estagiario pode desenvolver o saber educacional em forma de pesquisa.Carbello mesmo questiona sobre a inovação e suas implicações sobre teoria e prática,afirmando que é possivél sim essa relação.Acredito que a pesquisa pode ser uma metodologia onde o professor possa usar como ponto de partida entre várias temáticas sobre o sistema educaional,trazendo perguntas, respostas,elogios e críticas,pois o estagio permite de forma realizada e contínua desenvolver,compreender e problematizar as obsevações realizada no espaço que se encontra,e assim a partir daí desenvolver uma postura de pesquisador diante de seus conhecimentos,buscando novos e velhos dados,e os possibilitando para uma melhor gestão.


    Aluna : Islânia Silva Nobre.

    ResponderExcluir
  4. Estágio em gestão educacional é um texto que trata da formulação de um ensino e aprendizagem de uma pedagogia não tradicional, pois, procura estabelecer um entendimento mais preciso do que é teoria e prática, formar professores críticos, competentes e, que trabalhem de maneira que o discente se torne parte do processo histórico-social. Esse novo modelo de dar também uma certa ênfase para o âmbito da gestão, na formação de professores-gestores.
    Aluno: Anevertton Lima

    ResponderExcluir
  5. O texto discute questões bem relevantes sobre a construção do ensino e aprendizagem.Ressalta a importância de investigar como está sendo a atuação do pedagogo na sala de aula, sobre tudo sua identidade,ou seja seu perfil profissional. O texto também aponta uma reflexão de que os alunos também tem importante papel na construção de um novo processo educacional,épreciso que os discentes também sejam atuantes na melhoria do ensino. Por isso a gestão é tão indispensável nestas questões, pois planeja, organiza e executa as ações, fornecendo subsídios teóricos para uma nova metodologia.

    ALUNA: JAMYLLE KARLA

    ResponderExcluir
  6. Este artigo, “O Estágio Em Gestão Educacional: Uma Experiência de Ensino com Pesquisa na Formação do Pedagogo” trata de um desafio que a Universidade Estadual de Maringá – UEM aceitou com o objetivo de proporcionar aos Pedagogos, através de pesquisa, uma vivência com a realidade que irá enfrentar. Apesar de saber das dificuldades que enfrentariam com esta proposta seguiram em frente e deu certo. E assim, serviu de paradigma para as outras turmas de estágio de gestão. O envolvimento partindo de uma observação e análise para elaboração de plano em cima do destaque que necessita de uma ajuda, no campo gestor, e a realização deste plano previsto no estágio, certamente, enriquece a formação do Pedagogo.

    Suely Melo

    ResponderExcluir
  7. O texto das autoras CASSOL e CROCE nos mostra a implantação do estagio supervisionado em gestão educacional do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, essa mudança no currículo ano foi fácil teve altos e baixos, desafios e conquistas mais no final tudo deu certo a mudança no currículo do curso de pedagogia foi de suma importância para os futuros pedagogos e elas vieram mostrar que para ser pedagogo um profissional na área não deve ser acomodado deve ter critico ser inovador e ter clareza no que faz e ser bastante objetivos nas suas metas, e devem estar conectado as novidades do seu tempo, para garantir uma condição eficaz de ensino aprendizagem para seus a futuros alunos. Nos mostrou também que se deve preparar os pedagogos não só para a docência e sim para atuar em diferentes espaços educativos ,como diz PIMENTA E LIBÂNEO “se todo trabalho docente e trabalho pedagógico,nem todo trabalho pedagógico e trabalho docente” ,isso vem tornado um desafio para a educação superior.
    A experiência da universidade de Maringá para eles valeu à pena a mudança no currículo do curso porque para conseguirem uma educação completa precisa passa por muito obstáculo no decorrer do percurso par ano final dar tudo certo.




    ALUNA: FABIANA BATISTA

    ResponderExcluir